Pesquisar

terça-feira, 30 de junho de 2009

Jesus Cristo tinha irmãos?

Jesus e Tiago, ícone russo

Será que Jesus, o Cristo de Deus, nascido de uma virgem, tinha irmãos? Ou era o unigênito de Maria como o era (e é) de Deus?

Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso? Mateus 13:55-56

Muitas pessoas acham que Jesus foi o único filho de Maria. Mais em diversas passagens bíblicas refere-se que Maria é José tiveram vários filhos. Como alguns rechaçam essa tese, dizendo que estão apenas nas traduções protestantes, vou usar referências de Bíblias Católicas.

Os versículos da abertura não são únicos. Marcos 6:3 repete a mesma coisa. Mateus 1:25 diz que José não conheceu Maria até ela dar à luz ao Salvador. Evidentemente, eles tiveram relações normais de um casal após o nascimento do primogênito de Maria, Jesus o Messias.

Sabemos assim que Tiago, José, Judas e Simão eram irmãos de Jesus. E que tinha irmãs.

A própria versão católica diz que nem sua família cria nele.

E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado. Mateus 13:57

O Apóstolo João, autor do Quarto Evangelho diz:
Com efeito, nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele. João 7:5

Dois autores de Epístolas do Novo Testamento são irmãos maternos do Senhor:

[*] O autor da Epístola Universal (Católica) de Tiago. Tiago, o Justo (em hebraico יעקב i.e.Yaaqov), primeiro bispo da Igreja Cristã de Jerusalém (Atos 12:17; 15.13-21; 21.18) é chamado várias vezes de irmão do Senhor.

O apóstolo Paulo de Tarso diz:
Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, a não ser Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:19

Paulo o chama de Apóstolo em várias ocasiões. Tiago era uma das colunas da Igreja, junto com Pedro e João (Gl 2.9). Tiago não era um discípulo do Senhor quando este ainda andava pela Terra ensinando. Ele não era um dos Doze, nem um dos Setenta escolhidos pelo Senhor e enviados para anunciar o Reino de Deus. Uma aparição do Cristo ressurreto a Tiago após Sua ressurreição (I Co 15.7), provavelmente o tenha levado a essa conversão, pois ele é enumerado com os crentes de At 1.14.

Eusébio de Cesaréia, autor de História Eclesiástica, constantemente o chama de Irmão do Senhor, e relata não só sua eleição para o episcopado de Jerusalém, como também relata seu martírio. No Livro II, seção XIII de sua História, Eusébio conta como lançaram Tiago do pináculo do templo e (como ele não morreu mesmo assim) depois ainda o apedrejaram.

Eusébio conta ainda que um parente de Tiago assumiu seu episcopado em Jerusalém: Simeão, filho de Cléopas, irmão de José (como dito por Hegesipo) foi o segundo bispo da Cidade Santa. Este nasceu antes do "primo" Jesus e foi martirizado aos cento e vinte anos.

[*] O autor da Epístola Universal (Católica) de Judas. Judas é o irmão de Tiago, identificado como o Tiago, bispo de Jerusalém. Assim, o Judas autor da epístola seria o mesmo mencionado em Mt 13:55 como irmão do Senhor.

Mais uma vez Eusébio fala sobre este irmão do Senhor. Aliás, sobre os descendentes deste. No Livro III, nas seções XIX e XX, diz que eles foram chamados à presença do imperador Caesar Domiciano, por serem da descendência de Davi e ainda mais por serem parentes de Jesus o Cristo. Os que foram postos em liberdade, segundo as palavras de Eusébio, "estiveram à frente das igrejas tanto por terem dado testemunho como por serem da família do Senhor, e retornada a paz, viveram até Trajano".

Sexto Júlio Africano, no século III, é o primeiro a usar o termo grego Desposyni, que significa "do ou pertencendo ao mestre ou senhor", para se referir aos parentes sanguíneos de Jesus.
O Novo Testamento nomeia Tiago, José, Simão e Judas como os adelphoi de Jesus. Delphys é a palavra grega para "útero" e, por isso, adelphos significaria, literalmente, "(os) do mesmo útero" neste contexto. Porém, há muita controvérsia sobre esta interpretação, e grande parte das igrejas não assume esta posição, apenas as evangélicas.

Espero que essa pequena postagem possa te ajudar no esclarecimento da Bíblia.

Esse pretenso estudo é apenas um resumo a partir de textos lidos, e, às vezes, algumas considerações minhas. Contudo, apesar de apresentar algumas ideias comuns a muitas correntes, vale lembrar que representa apenas uma pequena parte do grande universo de estudos bíblicos, com suas diversas interpretações do que concebemos como revelação e da diversidade de correntes cristãs.
Ainda reitero que em algum momento esse pequeno texto será revisado, e alterado, a depender do meu tempo e vontade.

2 comentários :

  1. Serei breve! Costume judaico, não menciona primos e sim irmãos, não menciona tios, J. Batista um primo, nem é mecionado em parentesco, Isabel e Zacarias eram parentes tb...em suma, mesmo que palavra saudade tambem não tem no vocabulario ingles...primo só no latim. Aramaico e judaicos, hebraico não há!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e seu comentário querido!

    ResponderExcluir

Regras:
Não ofenda, ameace ou xingue ninguém.
Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário.
Por favor, evite CAIXA ALTA.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

Agradeço a todos que comentam!

Curta nossa página